CAFESSERIE

Je café, Zé café, Everyone cafés

10 de mar. de 2010

CAFÉ COM BOLO DE FUBÁ E MEMÓRIAS


É uma unanimidade: café com bolo de fubá. Mas por que? Seria apenas uma questão de hábito? Na verdade, não. Assim como carne vermelha não combina com vinho branco, em função da composição química de ambos, o consumo de café com alimentos à base de fubá funciona harmoniosamente devido a componentes químicos encontrados nestes. Ou seja, a Ciência, através da Química, confirma o que todos já sabem, embora não explique completamente. E é aí que entra a importância de hábitos passados e, conseqüentemente, da nossa memória gustativa, para esclarecer. O fato de gostarmos ou não de algo, no caso um alimento, muitas vezes pode ser explicado pelo tipo de memória que aquilo traz à tona no momento da degustação, no momento em que os estímulos enviados pela nossa visão, olfato e paladar chegam ao cérebro e este os interpreta de diversas maneiras, inclusive na forma de lembranças do passado, boas ou ruins.

Para quem não entendeu e quer que eu desenhe, a Disney/Pixar já se adiantou e fez isso, brilhantemente, como podemos ver no video abaixo, descoberto pelo especialista em café Ensei Neto:

http://www.youtube.com/watch?v=AZOZzkASqlY

E para os que se interessaram pelo assunto, no website Coffee Traveler, do mesmo Ensei Neto, existem ótimas matérias a respeito de degustação, sentidos e memória gustativa. Os temas são tratados de forma mais técnica, mas muito interessante. Um artigo em particular, publicado em fevereiro deste ano, me agradou muito:

http://coffeetraveler.net/memoria-sensorial-olhos-bocas-nariz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails